O ano de 2022 foi muito movimentado para todos os núcleos das Agroligadas que estão espalhados pelo país. Realizamos muitas ações e projetos nos últimos 365 dias e queremos continuar fazendo muitos outros no próximo ano que se aproxima.
Mas antes de virarmos a página para começar 2023, separamos todos os eventos realizados pelos núcleos e algumas imagens que gostaríamos de compartilhar. Que tal uma retrospectiva? Vamos lá!
1- Sapezal
O ano do núcleo de Sapezal foi enriquecedor e repleto de desafios.
“Nossa primeira missão foi apresentar o movimento para as mulheres da cidade e explicar qual é nossa missão, visão e nossos valores. O evento aconteceu em março e nele conseguimos reunir quase 100 mulheres em uma noite prazerosa e descontraída.
Em 2022 nossa parceria com o Senar e com o Sindicato Rural se fortaleceu ainda mais, e com eles, conseguimos realizar ao longo do ano várias ações como o Projeto Semeia e o Filhos no Campo.
O Projeto Semeia tem o intuito de conscientizar as crianças sobre a origem dos alimentos, a fim de despertar a curiosidade delas sobre a vida no campo. O Projeto Filhos no Campo tem o objetivo de apresentar às crianças as realidades do Agronegócio e suas etapas de produção.
Realizamos também visitas à Baia Campeira para que as crianças pudessem interagir com os animais e conhecer suas rotinas de higiene, alimentação e as atividades do dia-a-dia. Fizemos algumas visitas técnicas ao campo para conhecer de perto a pecuária intensiva e a indústria de beneficiamento de algodão.
No mês de agosto, realizamos a 2ª edição da nossa Feira de Tecnologia do Agro, com o tema também voltando para a pecuária, onde levamos 186 professores até a unidade de confinamento intensivo de Sapezal. Mantivemos nosso relacionamento com as Secretarias de Educação e Cultura ainda mais fortes, e sabemos que essas parcerias foram indispensáveis para nos aproximarmos cada vez mais dos professores e consequentemente do sentimento de pertencimento e respeito ao nosso movimento.
Durante o ano realizamos diversas ações referentes ao dia da árvore, dia dos professores, dia do cerrado e do meio ambiente, dia do milho, entre outros, e conseguimos registrar em fotos como foram esses momentos especiais.
O núcleo de Sapezal impactou aproximadamente 3 mil pessoas neste ano, sendo elas principalmente estudantes e professores
2- Lucas do Rio Verde
Na retrospectiva do núcleo de Lucas do Rio Verde vamos conferir os principais momentos de ações que foram desenvolvidas pelas Agroligadas.
Realizamos os seguintes projetos e ações:
- Projeto De Onde Vem
- Dia de Campo com professores das escolas municipais (Pecuária e Suinocultura)
- Projeto Boi e seus Subprodutos
- Show Safra – BR 163
- Festa do Milho
- Participação na V Seagro
- Participação no 3º Encontro de Mulheres do Agro
- Diversas ações em comunidades rurais
Tivemos um ano muito especial e agradecemos o apoio de todos os parceiros e mulheres do agro que estiveram conosco em 2022.
3- Bahia
As ações de 2022 foram voltadas para marcar o retorno do movimento Agroligadas Bahia, uma vez que o núcleo estava suspenso. Apresentamos a nova coordenação e demos o pontapé inicial nos projetos.
O primeiro deles foi o um encontro de mulheres com o tema “O importante papel do movimento feminino no Agro”, realizado no dia 04 de junho, no último dia da maior feira de agronegócio do norte e nordeste, a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães/BA, para 25 mulheres no espaço Agro & Vc.
Em 21 de outubro, realizamos o Dia do Algodão, em comemoração à data da cultura, com uma ação educativa para aproximadamente 80 crianças da comunidade de Rosário, município de Correntina/BA, em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA e o Projeto Mãos Dadas Rosário.
A ação nacional “De Onde Vem?” foi realizada no dia 05 de novembro, em cinco filiais da rede local de supermercados Santo Antônio, em Luís Eduardo Magalhães/BA;
No dia 18 de novembro participamos do Workshop Agroligadas 2022, evento onde pudemos apresentar as ações de 2022 e também o planejamento do ano seguinte;
Esperamos receber todas de braços abertos no início de 2023 com nosso Encontro Agroligadas, evento que terá o intuito de engajar mais as mulheres que estão inscritas no nosso núcleo e apresentar nossos projetos para o próximo ano.
4- Sinop
O ano de 2022 foi bastante especial para as Agroligadas do núcleo de Sinop – MT.
Com mais de 20 matérias de grande alcance publicadas em diversos meios de comunicação, além de duas participações com espaço na Rede Globo, foram realizados diversos projetos e ações voltadas para o agronegócio.
No âmbito da Educação, o núcleo colocou em prática 7 projetos, incluindo o Circuito Agroligadas, onde foram impactados diretamente mais de 1500 alunos. Com os 5 eventos de formação técnica realizados, impactamos aproximadamente 150 pessoas. Participamos de 26 eventos organizados pelo setor público e privado, reforçando essa ponte entre os públicos. No Norte Show Kids alcançamos em média 2 mil pessoas, e foi incrível!
Esperamos poder continuar nossos projetos em 2023, recebendo de braços abertos todas as mulheres que querem fazer parte do nosso grupo.
5- Campo Verde
As Agroligadas do núcleo de Campo Verde também viveram momentos especiais em 2022.
Durante o ano foram realizados diversos projetos e eventos, como participações no Programa de Rádio, transmitido pela CBN Cuiabá. O Café com Prosa e o Mulheres de Flores e Fibras também foram momentos bastante importantes, onde unimos as mulheres para falar sobre o que mais amamos: o agronegócio.
Realizamos também o Tour Agroligadas com os Professores e o Conhecendo a Agronomia, sem esquecer do De Onde Vem, que é uma parte muito importante dos nossos projetos.
E aí, todas preparadas para 2023?
6- Barra do Bugres
Na ativa desde 2020, o núcleo de Barra do Bugres – MT conta hoje com 114 mulheres participantes, abrangendo mais de 7 municípios ao redor da cidade.
Entre as ações realizadas durante os últimos 12 meses, podemos destacar o projeto De Onde Vem, o Café com Prosa, Dia da Árvore e o concurso de redação promovido.
No ano de 2022 reunimos as duas maiores usinas das cidades participantes do núcleo, alunos e profissionais no 1º Encontro de Bioenergia do Mato Grosso, que alcançou em média 700 pessoas.
No próximo ano que se aproxima, nossa missão é continuar regando a semente que plantamos, alcançando ainda mais crianças, adolescentes e adultos e mostrando que o agro também pensa em sustentabilidade.
7- Tapurah
Começamos o ano de 2022 planejando nosso evento em comemoração ao dia da mulher, que foi sensacional e contou com a participação de muitas mulheres do agronegócio. Realizamos também ações na escola, apresentando às crianças o quebra-cabeça do boi e palestras com profissionais da área para ajudar na interação com as turmas, falando sobre os subprodutos bovinos.
Também participamos da 7ª Festa do Leitão no Rolete em Tapurah e de muitos outros eventos onde pudemos levar às crianças mais informação sobre o agronegócio de uma forma lúdica e confortável.
Gostamos muito de trabalhar com as crianças, pois vemos a alegria delas quando chegamos nas escolas. Podemos fazer a diferença e mudar o pensamento das pessoas sobre o agronegócio e provar que ele não é o vilão da história.
8- Confresa
O Núcleo de Confresa realizou e participou de diversos eventos e projetos em 2022. Confira os detalhes de cada ação:
Campanha DE ONDE VEM:
Realizada em Confresa e Santa Cruz do Xingú em 05 estabelecimentos.
1º Jantar Mulheres do Agro de Santa Cruz do Xingu – 12/03/22
Participação de mais de 40 mulheres, com palestra sobre valorização da mulher pelo Senar, sorteio de brindes!
1º Jantar Mulheres do Agro de Confresa – 26/03/22
Participação de mais de 90 mulheres, com palestra sobre valorização da mulher e sucessão familiar com Melissa Freitas, sorteio de brindes, show ao vivo, uma noite dedicada à mulher!
PALESTRA SOBRE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL EM CONFRESA – 09 e 10/06/22
Participaram 150 alunos de 7º e 8º ano das Escolas Municipais Central e Tapiraguaia, aprenderam sobre leis ambientais, produção sustentável, uso de defensivos e preservação do meio ambiente.
PALESTRA DINÂMICA SOBRE A LENDA DO MILHO EM SANTA CRUZ DO XINGU – 27/06/22
Alunos puderam aprender sobre a lenda do milho, fazer colagens e desenhos sobre milho, saborear canjica, bolo de milho e pipoca. Participaram 100 alunos da pré escola e 1º ano da Escola Municipal Ricieri Berté
CIRCUITO DE PALESTRAS “PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL” SANTA CRUZ DO XINGU – 27 e 28/06/22
Participaram 450 Alunos da Escola Municipal Ricieri Berté e Escola Estadual Santa Cruz, os palestrantes foram os Engenheiros Agrônomos Akiles Santos e Júlio Flávio Gervásio.
DIA DE CAMPO NA BUNGE DE SANTA CRUZ DO XINGÚ – 29/06/22
Participação de 40 alunos do 7º ano da Escola Municipal Ricieri Berté, visitando as instalações da Bunge Alimentos e acompanhamento de todo processo de recebimento, secagem, estocagem e expedição dos grãos.
EVENTO O AGRO EM DESTAQUE – 13/09/22
Parceria da Agroligadas com o Grupo Famato Jovem, com palestras de Camila Telles produtora rural e comunicadora do Agro e o Sr Caio Penido, presidente do IMAC. Participação de mais de 280 produtores rurais e pessoas ligadas ao Agro, movimentou 06 municípios da região.
CIRCUITO AGROLIGADAS – 03 à 11/10/22
Realizado por meio de palestra teatralizada com o ator Rodrigo Scher – Senar MT, foram 14 palestras em 07 dias, nas cidades de Confresa, Porto Alegre do Norte, Santo Antônio do Fontoura e Santa Cruz do Xingú, com total de 1350 alunos participantes.
Sabemos que virão ainda muito mais projetos e eventos em 2023 e te convidamos a estar conosco em cada um deles. Vamos juntas!
9 – São Paulo
Em 2022 o núcleo de São Paulo se tornou ativo e realizou ações em diversas cidades do estado, para juntas conectar o campo e a cidade através da Comunicação e Educação.
Organizamos o tour “Café com vinho” em Espírito Santo do Pinhal, valorizando a produção local dessa região, além de um Dia de Campo em Fazenda de gado de leite orgânico.
Já no âmbito online, organizamos duas palestras com convidados especiais. A primeira foi sobre Pesquisa de Mercado e Marketing no Agro, com a presença de Caetano Haberli Jr, e na segunda, convidamos Amalia Piazentini Borsari, da CropLife Brasil, para falar sobre produtos biológicos.
A coordenação se encontrou presencialmente em duas ocasiões, impactando direta e indiretamente pela presença e atuação do núcleo. Isso nos deixa extremamente felizes e satisfeitas, pois demonstra o resultado de nosso trabalho e empenho em levar o agronegócio para além das porteiras.
Esperamos por vocês nas ações que se aproximam e serão feitas em 2023!
10- Paraná
Na retrospectiva do núcleo Paraná, tivemos muitos projetos ligados à natureza, ao plantio de sementes e de mudas de árvores nativas e frutíferas, que foram realizados em diversas cidades ao lado de nossos parceiros.
Realizamos também o projeto Na Fazenda, onde levamos as crianças para conhecer de perto um pouquinho de cada cultura. Na oportunidade também fizemos uma apresentação especial sobre o lixo retornável, onde conseguimos impactar de forma considerável a todos os pequenos que estavam conosco.
Participamos de diversos eventos também, como os nacionais realizados pelas Agroligadas, além do AgroBit, que aconteceu no mês de novembro.
Foi um ano de muitas novidades e estamos ansiosas e preparadas para o próximo. Que venha ainda melhor!
11- Primavera do Leste
Após ter iniciado sua atuação em agosto deste ano (2022), o núcleo de Primavera do Leste mostrou o quanto as mulheres podem contribuir com o segmento que alimenta o mundo através de suas ações e participações em eventos de projeção nacional e regional.
O núcleo é formado por mulheres agricultoras, psicólogas, administradoras, agrônomas e fisioterapeutas, com cada uma atuando em sua área, mas todas unidas em prol da mesma missão: conectar o campo e a cidade.
Após terem atuado na sociedade em 2022, agora se preparam para um 2023 com ainda mais ações voltadas para o agronegócio.
12- Roraima
A retrospectiva do núcleo de Roraima das Agroligadas começa em março de 2022, quando movimento se fez presente no evento “O Agro em Destaque” idealizado pela FAERR/SENAR, onde a ilustre criadora de conteúdo Camila Telles, abordou a importância de divulgar o agronegócio brasileiro. No evento foi possível observar a exposição de materiais produzidos por treinamentos oferecidos pelo SENAR Roraima, tais como Plantas medicinais, produção de doces e compotas, painéis interativos em uma pegada totalmente digital.
Em maio de 2022, iniciaram-se as reuniões da coordenação do Núcleo de Roraima com as seguintes Agroligadas: coordenadora Roberta Davoglio Nicaretta, Neidimara Moraes, Cristiana Menechini Winkler, Fernanda Ramalho do Nascimento, Elizabeth Mitie Fukuda e Mirian Dallabona, que passaram a construir a identidade do movimento no Estado.
Em agosto de 2022 o núcleo realizou a palestra voltada para mulheres com a publicitária e especialista em comunicação corporativa, Claudia Luz, onde a mesma enfatizou a comunicação com empatia, pelo setor agropecuário relatando casos da sua vivência, histórias de produtores dentro e fora de suas propriedades, trazendo a compressão e a importância de bem apresentar o agronegócio.
Terminamos o ano com uma entrevista que aconteceu na Rádio Folha, a fim de abordar o agronegócio com empatia e também para falarmos de alguns projetos planejados para 2023.
Já estamos ansiosas para 2023!
13 – Rio Grande do Sul
Confira os principais momentos de 2022 da trajetória do núcleo Rio Grande do Sul!
Nossas Agroligadas atuaram unindo o campo e a cidade, e agora já se preparam para o ano de 2023, que vem chegando com várias novidades!