Dia Nacional do Campo Limpo: a importância da data que nos permite repensar a sustentabilidade

Todas nós sabemos que a sustentabilidade no agronegócio é importante, mas é imprescindível que nós falemos sobre o tema para que cada vez mais as pessoas saibam disso também! 

O Dia Nacional do Campo Limpo foi criado pelo inpEV com o intuito de reconhecer a participação dos diferentes agentes (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público) da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta. 

Para marcar a data, conferir mais visibilidade ao tema e reforçar a conscientização da comunidade, o Instituto promove anualmente uma série de eventos. São ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento, que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.

Entre as atividades de celebração, destacam-se:

  • Portas Abertas: dia de visitação pública às centrais de recebimento de embalagens vazias, que acontece simultaneamente em todas as centrais. O objetivo é apresentar informações sobre o funcionamento da unidade e seu papel no Sistema Campo Limpo.
  • DNCL Universitário: circuito de palestras, oficinas e atividades em universidades e escolas técnicas sobre assuntos relacionados à conservação do meio ambiente e atividades do Sistema.
  • DNCL Dia de Campo: iniciativa voltada a agricultores com caráter comemorativo.
  • Ação Comunitária: visa promover melhorias ambientais no município ou comunidade por meio de atividades como limpeza ou manutenção de praças públicas ou ruas, limpeza de margens de rio, plantio de jardim em local público, implantação de viveiro de mudas, e informações sobre a coleta seletiva do município, entre outras.
  • DNCL Solenidade: realização de eventos para homenagear ou receber autoridades.

É muito importante que as empresas e fazendas, entidades diretamente ligadas ao agronegócio e que cuidam do meio ambiente, também possam divulgar sobre a data e conscientizar ainda mais as pessoas do meio para descartar as embalagens dos produtos utilizados nas lavouras com consciência.

Nossa missão, enquanto promotoras do agronegócio, é fazer com que mais e mais pessoas se conscientizem e passem a lidar de forma sustentável com as alternativas que a tecnologia nos dá. Descartar com responsabilidade é uma delas!