Universitários se surpreendem com sustentabilidade da integração Lavoura-Pecuária-Floresta desenvolvida em MT

Crop AgroComunicação | Assessoria Agroligadas

O funcionamento do sistema “Integração Lavoura -Pecuária -Floresta” de uma propriedade rural foi apresentado de perto para estudantes universitários e professores no Dia de Campo Agroligadas. Realizado no dia 04 de outubro, a tecnologia foi mostrada na fazenda do Grupo Morena, em Campo Novo do Parecis – MT. O principal objetivo foi expor os resultados positivos das boas práticas na atividade agropecuária implantadas na fazenda.

Com palestras e um ciclo de estações de campo, o dia de porteiras abertas proporcionou aos estudantes a vivência prática e o aprendizado sobre o agronegócio. Os participantes visitaram quatro ciclos de produção da fazenda: a área de integração floresta/pecuária; o confinamento, o curral e o haras. O Grupo Morena é uma referência na implementação da tecnologia em ILPF, com foco no desenvolvimento sustentável.

Gerson Nicolau, acadêmico do curso de Administração do campus Unemat – Nova Mutum, se surpreendeu com o evento inovador e garantiu que irá compartilhar com amigos e familiares o que aprendeu na fazenda. “O dia foi muito proveitoso, uma experiência única para nós estudantes. O conhecimento da ILPF que adquiri irei repassar aos meus amigos que possuem propriedade rural de manejo de gado”, disse

Para a acadêmica do curso de Biologia do campus Unemat – Tangará da Serra, Cibele Rocha dos Santos Duarte, ter acesso às atividades do campo é interessante porque ajuda os futuros biólogos a ter uma gama maior de escolhas para seguir a profissão. “Eu gostei, nunca havia pensado em seguir a carreira no agro na faculdade, por estar sempre inserida na sala de aula, essa iniciativa abriu minha mente para novas escolhas futuras”, afirmou.

A implementação de tecnologia e software investidos na fazenda impressionou a acadêmica do curso de Administração do campus Unemat – Campos de Júlio, Nathália Lobato Alves. “Essa implementação possibilita que os colaboradores tenham resultados com mais excelência, me surpreendi. Além disso, eu vi a importância da mulher no agro, o quanto cresceu essa igualdade entre homens e mulheres, comprovando que nós temos também a mesma, ou maior, capacidade de estar nessa área e gestão”, disse.

Abordando o impacto da geração da internet na vida das pessoas.  Doutor em Comunicação, Dado Schneider conseguiu prender a atenção dos estudantes com sua palestra: O Mundo Mudou… Bem Na Minha Vez!

“Está surgindo a geração que vai pautar o comportamento das novas gerações. Precisamos nos atualizar, mudar e aceitar o novo. É sensacional esse trabalho das Agroligadas. Eu atravessei o Brasil para estar aqui hoje, e estou com o sorriso no rosto, porque estou encantando com o que estou vendo, estudantes universitários realmente interessados em ser um pouco acima da média’, declarou Dado que é Porto Alegre.

O evento também contou com as palestras de Josiane Lage – Zootecnista e Gerente de Produtos Cargill – Nutron e Sinara Ferreira – Diretora Comercial da FMC Agrícola. Coordenadora das Agroligadas, Dulce Ciochetta afirmou que o sentimento é de dever cumprido. “A intenção das Agroligadas de fazer a ligação cidade-campo foi aplicada para estudantes que geralmente nao tem contato com o dia a dia das propriedades rurais e com certeza eles irão passar todo o conhecimento para a frente. Os feedbacks foram muito positivos, estamos muito satisfeitas”, disse.

Realizado pelo Movimento Agroligadas, o Dia de Campo teve o apoio da Nutron, Cargill e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o patrocínio das empresas FMC Agrícola, John Deere, Agro Amazônia, Sicredi, Valtra Brasil, Fendt, Sumitomo Chemical Brasil, Ouro Fino Agro e CHDS do Brasil.